Introdução: A convivência em condomínios pode ser desafiadora, especialmente quando alguns moradores persistem em comportamentos que prejudicam os demais, mesmo após a aplicação de multas. No entanto, as propostas de alteração do Código Civil trazem esperança para solucionar esse problema, com a previsão de medidas mais severas contra condôminos antissociais.

De acordo com informações veiculadas na mídia especializada, como o Valor Econômico e a Revista Consultor Jurídico, a expectativa é que o Art. 1.337 do Código Civil seja modificado, introduzindo regras mais rígidas para coibir comportamentos inadequados em condomínios. Uma das principais mudanças propostas é a possibilidade de exclusão do condômino que não atende às regras de urbanidade e gera transtornos na convivência condominial.

Essa alteração trará mais ferramentas jurídicas para que os demais condôminos possam deliberar pela exclusão daqueles que, literalmente, tiram o sossego e a tranquilidade dos outros moradores. No entanto, é importante ressaltar que, por se tratar de direito de propriedade, a palavra final caberá ao Poder Judiciário, que deverá fazer valer o direito dos lesados.

A expulsão de um condômino é uma medida extrema, mas necessária em casos onde todas as outras tentativas de solução falharam. O direito à propriedade não é absoluto e deve ser exercido em harmonia com os direitos dos demais moradores.

Conclusão: As mudanças propostas para o Código Civil são aguardadas com grande expectativa por síndicos, administradores de condomínios e advogados da área. Ter mais respaldo legal para lidar com situações de comportamento antissocial é fundamental para garantir uma convivência mais harmoniosa nos condomínios. Embora a expulsão de um condômino seja uma medida drástica, ela se faz necessária quando todas as outras tentativas de solução se esgotam.

Palavras-chave: Código Civil, condomínio, condômino antissocial, expulsão de condômino, direito condominial, direito de propriedade, convivência em condomínios, multas condominiais, Art. 1.337 do Código Civil, alterações no Código Civil.

Fonte: https://valor.globo.com/legislacao/noticia/2024/04/09/texto-do-novo-codigo-civil-preve-expulsao-de-condomino-antissocial.ghtml

https://www.conjur.com.br/2024-mar-06/repercute-expulsao-de-condominos-direito-a-propriedade-nao-e-absoluto-dizem-advogados/

Share This
Olá! Como podemos ajudar?